AUTORIDADES AUSTRÍACAS PROMOVEM INSCRIÇÕES DE ARQUITETOS PARA DAR UM FUTURO A CASA ONDE HITLER NASCEU.


Casa aonde Hitler nasceu.

Esta foto de arquivo de 27 de setembro de 2012 mostra o exterior da casa de nascimento de Adolf Hitler em Braunau am Inn, na Áustria. O governo Austríaco planeja derrubar a casa e substituí-la por um novo prédio.

“A mais alta corte da Áustria pôs fim a uma discussão sobre a casa onde Adolf Hitler nasceu, rejeitando a quantia que o ex dono exigiu em compensação”, afirmou o Ministério do Interior.

A família de Gerlinde Pommer foi proprietária da casa amarela, na cidade de Braunau, no norte da fronteira com a Alemanha por quase um século. O governo assumiu o controle do prédio em dezembro de 2016, após anos de disputas legais com Pommer.

As autoridades austríacas têm se empenhado em evitar que as instalações onde Hitler nasceu em 20 de abril de 1889, se torne um templo neonazista. Embora ele tenha passado pouco tempo na propriedade, seus ideais continuam atraindo simpatizantes do nazismo de todo o mundo.

Em janeiro, um tribunal regional determinou que o Estado pagasse 1,5 milhão de euros, cerca de US$1,7 milhão a Pommer, muito mais do que os 310 mil euros que ele havia oferecido originalmente. Em abril, outro tribunal anulou esta decisão, concluindo que o atual preço de mercado fixado por um especialista em 810 mil euros, excluindo qualquer renda, constituía uma quantia apropriada de compensação.

O mais alto tribunal da Áustria já confirmou a decisão de abril, o que significa que Pommer receberá menos indenização do que ela buscou, mas ainda mais do que havia sido originalmente oferecida.

“Após a decisão do tribunal a utilidade da casa de nascimento de Hitler está protegida por lei, para evitar qualquer tipo de atividade relacionada com o nazismo”, destacou o ministro do Interior, Wolfgang Peschorn, em nota.

“Autoridades estão convidando arquitetos para realizarem um futuro projeto para a casa”, destacou o comunicado sem dar mais detalhes.

www.ruajudaica.com