Tradição Judaica Mekhitza


Um mekhitza é uma parede divisória ou barreira usada para separar homens e mulheres. Pode ser simplesmente uma sala separada, uma cortina ou qualquer outra coisa que sirva de barreira. Muitas sinagogas não têm mekhitza; é usado principalmente pelos judeus ortodoxos durante o culto. A razão apresentada para a mekhitza é que supostamente ajudaria os homens a concentrarem-se nas suas orações e não nas mulheres. Diz-se também que a mekhitza foi feita como uma resposta às comunidades não-judaicas vizinhas que incluíam actividades sexuais nos seus rituais dos quais o Judaísmo queria distanciar-se, evitando qualquer confusão ao separar completamente mulheres e homens durante o culto (“A Sinagoga: O Mekhitza”).

A coisa mais próxima na Torá de uma ordem de separação entre os sexos que encontrei é a afirmação: “Então Moisés desceu da montanha até o povo e santificou o povo, e eles lavaram suas roupas. E ele disse ao povo: ‘Estejam preparados para o terceiro dia; não se aproximem de suas mulheres’” (Êxodo 19:14-15). No contexto, o Senhor teria um encontro especial com Israel, e estar limpo – evitando relações sexuais e/ou distrações – parecia ser parte do requisito para preparação neste caso.

Sexo não é ruim. Assim como comer não é ruim, mas o jejum (abstenção de alimentos) era feito na Bíblia para que as pessoas pudessem priorizar o eterno ao invés do temporal. “Proclame um jejum santo, convoque uma assembléia solene, reúna os líderes e todos os que vivem na terra na casa de Adonai, seu Deus, e clame a Adonai” (Joel 1:14). Da mesma forma, o sexo é bom por si só (no contexto do casamento), mas a abstenção pode ajudar as pessoas a concentrarem-se em coisas mais importantes. “Não privem um ao outro das relações sexuais, a menos que ambos concordem em abster-se da intimidade sexual por um tempo limitado, para que possam dedicar-se mais completamente à oração. Depois, vocês devem se reunir novamente para que Satanás não seja capaz de tentar você por causa da sua falta de domínio próprio” (1 Coríntios 7:5).

Contudo, esse versículo não promove a visão extrema de que não se pode ver mulheres enquanto se adora a Deus. A Bíblia diz: “Não deixe o seu coração cobiçar a beleza dela, nem permita que o olhar dela o cative” (Provérbios 6:25). A luxúria é algo pelo qual devemos nos apropriar pessoalmente, e não se pode culpar a presença de uma mulher pela luxúria, assim como Adão não poderia culpar Eva por seu próprio comportamento de escolher comer o fruto proibido. Deus não pediu ao homem que retirasse o fruto proibido do jardim; Deus pediu ao homem que fosse justo apesar da presença do fruto proibido. O problema não era a árvore; foi a cobiça e o roubo dentro do coração. Da mesma forma, não é a presença da mulher que deve ser retirada durante o culto; é a impureza do coração que precisa ser removida, independentemente da aparência da mulher. É um coração pecaminoso que torna tentador fazer o que é errado, e não o que está ao seu redor.

Devemos notar que “Então Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou: homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27). Não há necessidade de esconder metade da imagem de Deus porque a imagem de Deus está em ambos os sexos servindo ao Senhor. É claro que não é pecado querer um pouco de privacidade, ou mesmo passar algum tempo apenas com o seu próprio sexo de vez em quando, se seus motivos forem bons. E embora ninguém deva ser lascivo durante a adoração, ver o sexo oposto não é o problema ou algo pelo qual se possa culpar a luxúria. Nenhuma lei diz que mulheres e homens não podem ver-se durante o culto, por isso a mekhitza não é necessária, é necessário um novo coração. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Salmos 51:10).

Referência:

“A Sinagoga: O Mekhitza”, Biblioteca Virtual Judaica. – https://www.shalomadventure.com/jewish-life/traditions/mekhitza