Muralha do Rei Salomão escavada


Enterrada sob milénios de terra e ruínas, a lendária fortaleza da Cidade de David inspirou muitas escavações arqueológicas. Este vídeo se concentra nas descobertas de um arqueólogo.

Para a falecida arqueóloga Dra. Eilat Mazar (1956-2021), textos históricos como a Bíblia foram tão importantes para sua pesquisa quanto as ferramentas tradicionais e eletrônicas para escavar e documentar locais de escavação. Um resumo de sua vida e conquistas pode ser encontrado aqui.

Este vídeo oferece uma breve visão geral de sua descoberta da Grande Estrutura de Pedra (מבנה האבן הגדול Mivne haEven haGadol), que o Dr. Mazar acreditava ser um palácio do bíblico Rei Davi (דָּוִד‎, Dāwīḏ). 

Como observa o vídeo, a Grande Estrutura de Pedra se interconecta com a Estrutura de Pedra Escalonada (possível Millo המלוא) em um grande complexo real multigeracional de cerca de 1000 aC até 586 aC. Esta foto de série do artigo do Dr. Mazar mostra a área de escavação, com nomes de locais e marcadores, enquanto esta foto mostra a proximidade de ambas as estruturas.

De acordo com a cronologia do Dr. Mazar, a Grande Estrutura de Pedra foi iniciada em algum momento durante o reinado do Rei Davi (2 Samuel 5:11), possivelmente 1000 – 900 AEC. Posteriormente, foi fortificado com a Estrutura de Pedra Escalonada ou Millo durante o reinado do Rei Salomão (שלמה, Shlomo), conforme descrito em 1 Reis 9:24; o vídeo chama isso de Muralha de Salomão. Durante o reinado do Rei Ezequias (חִזְקִיָּהוּ‎) c. 716/15 – 687/86, foram feitos reparos (2 Crônicas 32:4-5). 

O título do artigo que apresenta as descobertas do Dr. Mazar sobre a Grande Estrutura de Pedra é mais uma pergunta do que uma resposta. Encontrei o Palácio do Rei David ? Começando com este pequeno videoclipe, os espectadores podem examinar as evidências para responder à pergunta do Dr. Mazar.

Fonte: https://www.shalomadventure.com/israel/israel-then/king-solomons-wall-excavated