O Judaísmo ensina que Adão e Eva antes do pecado se “vestiam” de luz!!!


Por Rabino Ari Khan

Como resultado do pecado do homem no Éden, Adam (Adão) e Chava (Eva) se encontram expostos, vulneráveis, humilhado – nus.

E os olhos de ambos foram abertos, e eles sabiam2 that estavam nus3

Em uma débil tentativa de cobrir-se, tomam folhas de figueira e formaram uma cobertura primitiva […] E eles coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais [tangas?]. (Bereshit/Gênesis 3: 7)

O seu objetivo era cobrir sua nudez. A escolha de folhas de figueira causou pelo menos uma tradição rabínica para identificar a Árvore do Conhecimento com figueira4Em uma tentativa desesperada de encobrir, eles escolheram o material mais próximo à mão.

Posteriormente – após a investigação, julgamento, condenação e punição, encontramos a conclusão da saga, e mais uma vez Ele aborda seu vestuário:

Para Adão e sua mulher o Senhor D’us fez túnicas de peles, e os vestiu (Bereshit/Gênesis 3:21).

A diferença é notável: Adão e Eva encontraram folhas de figueira frágeis e formou uma tangas, enquanto que D’us provê casacos de fino couro para proteger e providenciar abrigo contra os elementos. Enquanto o homem só conseguiu se cobrir, D’us proveu o homem com a roupa “e os vestiu”. Enquanto o homem simplesmente não quer ser completamente nu em público, D’us escolheu para agir com bondade. Apesar do pecado e da alienação resultante, D’us realiza um gesto incrivelmente caridoso: Ele os veste, Ele cuida deles; Ele cuida do homem rebelde, pecador.

Nós existimos em um mundo de roupas e trajes, e tudo começou com uma folha de figueira. Foi apenas em virtude da mordida tomada a partir de uma perigosa e misteriosa fruta mortal, que a consciência da nudez apareceu. Mas o que era a natureza dessa nudez? Era física ou espiritual? Foi consciência de sua nudez o resultado de uma mudança espiritual, de uma metamorfose que ocorreu em resultado do pecado? Ou o homem foi alterado de uma forma mais física?

Seria de esperar que o pecado pudesse causar uma reação espiritual – mas vemos que a resposta de Adão e Eva é de cobrir seus corpos que se tornaram vulnerável; eles tornaram-se constrangidos, humilhado.s Talvez este é o resultado de suas almas que sentem separadas. Mas e quanto suas almas? Será que eles procuram cobertura espiritualmente? Como é que encobrir uma alma manchada? Certamente a alma foi impactada, danificada e manchada com o pecado dessa ação. Qual foi a reação?

Ao discutir este ponto Rav Yosef Dov Solovietchik5 introduzido o seguinte verso:

Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu D’us; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas joias (Isaías 61: 10).

Quando Adão e Eva pecaram, eles perdem a roupa da salvação. O resultado é a perda da proteção Divina, do sentimento de proximidade e intimidade com D’us, o sentimento de uma criança envolta no abraço de uma mãe amorosa. É então que eles se sentem nus. Sua resposta é para cobrir seus corpos, aparentemente alheio ao dano causado às suas almas. No lugar destas “roupas da salvação”, que se dissipou, eles cobrem-se, mas D’us os proveram  roupas novas.

Ao comer do fruto proibido, Adão e Eva sucumbiram aos seus instintos animais, agindo sem respeito pela sua identidade espiritual e busca de gratificação única imediata. As consequências espirituais seguem imediatamente: Deus os veste com peles de animais ou couro. Uma metamorfose ocorreu. Sua roupa nova reflete seu status diminuído.

Qual era a natureza dessa roupa de couro? 6 Várias tradições sugerem diferentes materiais. Rashi cita uma tradição que era uma calorosa pelo de coelho macia. O Targum (pseudo) Yonatan7 diz que o couro veio de algo próximo à mão, de algo a ser encontrado na cena do crime. D’us lhes deu vestes da pele de cobra, como se quisesse dizer: Eles foram seduzidos pela serpente, o resultado foi a sua nudez, e agora eles vão ser embrulhados em um símbolo apropriado da sua traição. 8

O Midrash relata que as roupas de Adão eram feitas de um material completamente diferente:

Na Torá de R. Meir foi achado escrito, ‘Vestuário de luz (GAR): refere-se ao vestuário de Adão, que eram como uma tocha [derramando esplendor], largo na base e estreita no topo.

Este comentário é curioso. O texto da Torah diz ‘OR – pele ou couro. Este Midrash relata uma tradição ou comentário rabino Meir registrado na margem9 que tornou a palavra OHR (luz). Por que D’us fez para eles roupas de luz?

Rabbenu Bachayeh admite que a p’shat – o nível simples de compreender a Torá – é que D’us fez para o homem desobediente um “roupa dignificante”. No entanto, segundo o entendimento da Rabenu Bachayeh do Midrash, esta era a roupa de luz, referindo-se especificamente à luz primordial. Como qualquer roupa reflete seu estilista, este vestuário, fornecidos por D’us, deve, portanto, refletir algo Divino.

Antes de comer da árvore, o homem estava destinado a viver para sempre, como os Malachim (anjos). Comer da árvore lhe causou a morte, perda da imortalidade, mas a nova roupa era de alguma forma angelical, possuindo um elemento do que foi perdido.10 A título de referência, Rabenu Bachayeh sugere que estas peças de vestuário são semelhantes ao que envolveu Moshe (Moisés) no monte.11 quando Moshe desce da montanha pela segunda vez, a Torá descreve:

E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia depois que falara com ele. Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar-se a ele. (Êêxodo/Shemot 34:29-30).

Aqui ele afirma claramente que a pele no rosto de Moshe brilhou: ‘OR é escrito com um ayin.12

Rabenu Bachayeh é, aparentemente, sugere que, por vezes, as palavras “OR – pode ser conectado a “luz “(com um aleph) – “pele “(com um ayin). Este é o significado para o brilho da pele de Moshe.13

Segundo a tradição rabínica, quando os judeus estavam no Sinai e declarou na’aseh ve’nishma, “Faremos e ouviremos”, cada um recebeu duas coroas. No entanto, quando eles pecaram com o bezerro de ouro, eles perderam essas coroas preciosas. Estas centenas de milhares de coroas totais viram a Moshe, criando para ele um brilho incrível.

Rabino Simlai ensina: Quando os israelitas deram prioridade a ‘vamos fazer’ sobre ‘vamos ouvir “, seiscentos mil anjos ministradores vieram e definiram duas coroas em cima de cada homem de Israel, um como uma recompensa para ‘vamos fazer ‘ e o outro como uma recompensa para “vamos ouvir”. Mas assim que Israel pecou, um milhão e duzentos mil anjos destruidores desceram e as removeu, … R. Yohanan observou: E Moisés era privilegiado e recebeu todas elas. (Talmud Bavli Shabbat 88a)

De acordo com Rashi14 este é a fonte do brilho de Moshe, as coroas concentradas de todos de Israel. O Zohar15 relata uma tradição que Adão e Eva possuíam originalmente uma luz primordial divina, e quando pecaram essa luz desapareceu. Quando o povo judeu estava no Sinai a luz voltou para cada pessoa em forma de coroas. Quando os judeus posteriormente pecaram as coroas foram confiscadas, com toda a luz foi para Moshe – o que significa que agora Moshe possuía a luz primordial. 16

Rabino Meir ensina que a roupa que D’us deu ao homem foi a partir desta mesma luz primordial. O Arizal, 17 citando o Zohar, explica que Adão e Eva foram originalmente coberta com luz celestial. Após a pecar eles perderam esse brilho e só então se tornaram nus. Estavam agora nus, tendo perdido sua cobertura resplandescente. Este é o significado de nota marginal do rabino Meir: D’us os cobriu com a pele – mas anteriormente ele lhes tinha coberto com a luz.

O Midrash relata uma segunda instância de uma nota na margem do livro do rabino Meir:

Na cópia do Torah de R. Meir foi achado escrito, e eis que era MUITO (ME’OD) BOM: e eis que a morte (mot) foi boa. (Midrash Rabá – Bereshit IX: 5)

A “bondade” da morte é difícil para o homem compreender, embora possa ser mais difícil do que a associação entre a luz e a pele. Ambos os comentários por Rabino Meir, enquanto é a primeira vista inexplicável, deve de alguma forma resultar em uma perspectiva única. Talvez uma passagem no Talmud fornecendo algumas informações biográficas sobre o Rabino Meir possam lançar alguma luz sobre esses comentários.

Não teve Rabino Judá de fato dito, em nome de Samuel, que teve de Rabino  Meir: Quando eu estava estudando com Rabi Akiva eu costumava colocar VITRIOL em minha tinta e ele me disse nada [contra], mas quando eu posteriormente fui a Rabino Yishmael este último me disse: ‘meu filho, qual é a sua ocupação? Eu disse a ele: ‘Eu sou um escriba’, e ele disse-me: ‘Seja meticuloso em seu trabalho, pois sua ocupação é sagrada; se você por acaso omitir ou acrescentar uma única letra, que seja, assim, destruirá todo o universo. “

Rabino Meir ganhava a vida como um escriba. Ele entendeu a importância de cada letra. Ele sabia que deixando de fora uma única letra poderia ter consequências desastrosas. O pensamento de mudar uma palavra provavelmente nunca passou por sua cabeça, mas ele fez escrever comentários nas margens, o que indica níveis mais profundos de compreensão e significado. Seus colegas, no entanto, nem sempre o compreendiam.

Rabino Aha ben Hanina disse: É revelado e conhecido que Ele falou e o mundo veio à existência, 18, que na geração de Rabino Meir não havia ninguém igual a ele; então porque não era o halachah fixada de acordo com seus pontos de vista? Porque seus colegas não poderia sondar as profundezas de sua mente, Porque ele iria declarar o ritualmente impuro seria limpo e fornecer prova plausível, e o ritualmente limpo para ser impuro e também fornecer uma prova plausível.

Um ensinou: Seu nome não era Rabino Meir, mas Rabino Nehorai. Então, por que foi ele chamou de “Rabino Meir ‘? Porque ele iluminou os sábios na halachah. Seu nome, na verdade nem sequer era Nehorai mas Rabino Neemias ou, como outros dizem: R. Eleazar ben Arak. Então, por que ele chamou de “Nehorai ‘? Porque ele iluminou os sábios na halachah.

Rebbi19 declarou: A única razão pela qual eu sou mais aguçado do que os meus colegas é que eu vi as costas20 de Rabino Meir, mas se eu  tivesse sua visão dianteira dele eu teria sido mais agudo ainda, porque está escrito nas Escrituras: “Os teus olhos vejo a teu professor.”

Nós aprendemos várias coisas a partir desta passagem. Rabino Meir era incomparável em sua geração. Apesar disso, a lei não foi estabelecida, em sua opinião, porque seus colegas não entenderam o seu brilho ofuscante. Aprendemos também que o seu nome “Meir” significa luz.21

Meir, que estava cheio de luz, vê em nossa passagem  de Bereshit “luz”  em vez de “pele”, e em segunda instância, em vez de “bom”, vê a “morte”. Sua vocação pode ter sido mais do que incidental ao alcançar a idéias brilhantes, mas radicais que ele teve com a Torá ea Halachá.

O Arizal ensinou:

Depois que Adão pecou sua roupa se transformou de luz para a pele, e o aspecto interior, que é a luz, foi feita pelo Chanoch (Enoque) e Eliyahu (Elias), como é conhecido .. o aspecto externo foi herdado por Nimrod e os da sua laia.

A luz primordial perdida por Adão e Eva foi herdada por Chanoch e Eliyahu.22 O denominador comum entre Chanoch e Eliyahu é que, embora ambos nasceram de coisas humanas, cada um foi elevada. Eles se tornaram anjos, 23 e viveram para sempre. A ascensão de Eliyahu é mais conhecida, tanto sua ascensão em uma carruagem de fogo, 24 e suas visitas ocasionais (em cada seder Pessach e em cerimônias de circuncisão).

Em relação Chanoch, a Torá se afasta da prática padrão e não diz de sua morte:

E Enoque andou com Deus e desapareceu, porque Deus o tomou. (Bereshit 5:24)

O Targum (pseudo) Yonatan explica:

E Chanoch entrou como tsadik (Justo) diante de D’us, e ele deixou de existir com os habitantes da Terra. Ele subiu ao céu na frente de D’us e foi-lhe dado o nome Metatron, o Grande Escriba. (Targum (pseudo) Yonatan Bereshit 5:24)

A outra pessoa descrita como um grande escriba, “Safra Rabá”, não era outro senão Moshe.25

Adão e Eva deveriam viver para sempre e ser como-anjos. Devido ao seu pecado perderam essa qualidade e a luz que os acompanhava. Chanoch e Eliyahu posteriormente se tornam anjos e herdaram essa luz. Chanoch torna-se o Grande Escriba e agora é conhecido como Metatron, o Escriba Celeste. Deparamo-nos com ele em uma passagem crucial na Gemara:

Aher mutilado os brotos. Dele as Escritura dizem: não sofre a tua boca para trazer a tua carne em culpa. A que isso se refere? – Ele viu que a permissão foi concedida para Metatron para sentar e escrever os méritos de Israel. Disse ele: É ensinado como uma tradição que lá do alto não há nenhuma audiência e sem emulação, e sem volta, e sem cansaço. Talvez, – D’us perdoe! – Há duas divindades! [Então] levaram Metatron diante, e castigou-o com sessenta chicotadas de fogo, dizendo-lhe: Por que fizeste não se levantam antes dele quando tu vê-lo? A permissão foi [então] dada a ele para atacar os méritos de Aher. (Talmud Bavli Chagiga 15a)

O contexto é uma jornada espiritual de quatro grandes estudiosos que entram em um pomar – ou talvez o pomar: Pardes, não menos que o próprio paraíso – ou o Jardim do Éden. Um dos quatro vê um anjo sentando e escrevendo. Este é Metatron, o Grande Escriba, e seu trabalho é registrar as boas ações de Israel. Aher (o sábio antigo Elisha Ben Avuyah) ao vê-lo sentado no trabalho e torna-se confuso: noções preconcebidas de dualismo26 causam confusão entre o bem e o mal. Isso nos lembra da árvore que causou confusão entre o bem e o mal. Aher não pode conciliar o que ele viu, e se torna um herege.

Apesar de sua apostasia, Aher mantém um aluno famoso: o Rabino Meir que continua a estudar com o mestre caído. Os Mestres do Talmud questionaram como o Rabino Meir poderia continuar sua associação com tal homem, e diz27 que o rabino Meir sabia como separar entre o joio e o trigo – ele sabia como separar o bem do mal. Rabino Meir por si só não foi cegado pelo conhecimento da árvore. Ele não sofreu a sua confusão do bem e do mal.

Rabino Meir é um sofer, um escriba, como foram Moshe e Chanoch. São suas anotações sobre os ensinamentos do Rabino Akiva, transmitidas ao Rabino Meir, o que irá ajudar a estabelecer o texto padrão da Mishná. Ele é o único capaz de separar entre próprio e impróprio, o verdadeiro e o falso, o bem e o mal. Fundamentalmente, como um sofer, ele é um agente de D’us. Ele facilita a transmissão da Torá de D’us para este mundo. Neste sentido, como um grande sofer, ele se torna angelical. Ele é um mensageiro e um transmissor da Palavra de D’us, pois ele sabe como separar o bem e mal.28 Rabino Meir vê a luz onde outros não. Um sofer escreve sobre a pele – pergaminho, mas a Torá primordial foi escrito com luz. 29 A sofer der alguma forma chega ao céu e puxa para baixo as palavras de D’us e coloca-los em pergaminho, e o pergaminho – pele torna-se santo. Não devemos nos preocupar em que mopmento o texto da Torah lê ‘OR (pele), o Rabino Meir nos lembra com uma palavra da luz primordial que estava perdida e um dia será recuperada através da justiça e aceitação da Torá, por Chanoch e mais tarde por todos Israel.

Rabino Meir tinha dois professores: um, como já vimos, foi Elisha ben Avuya. O outro era o rabino Akiva. Elisha ben Avuya se tornou um informante pago para os romanos; ele escolheu mal. Presumivelmente, ele viveu seus dias no colo de luxo, usando apenas os melhores peças de vestuário. A morte certamente veio a ele de causas naturais, enquanto ele estava deitado em uma cama macia e quente, coberto pelas melhores roupas. Por outro lado, seu antigo colega, outro professor do Rabino Meir, o Rabino Akiva foi brutalmente torturado pelos romanos, tendo a própria pele arrancada de seu corpo. Mas o que o Rabino Meir vê, mesmo na morte? O que ele viu em Bereshit: “Tov mot/ Tov MeOD” – muito bom. Ele vê o bom em tudo30 , porque ele pode se conectar à luz31 antes do pecado, antes que a humanidade foi impactada pela Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Acima da confusão, acima do orlah, açima da pele extra, ele vê o lado bom de tudo.32

Mesmo quando testemunhou a tortura e a morte do Rabino Akiva, 33 quando suas roupas e sua pele foram retiradas de seu corpo, o Rabino Meir ainda vê bom – tov, ele ainda vê a luz. Pois, na verdade Rabino Akiva não estava nu: Ele estava vestido com as roupas de salvação. Ele foi mantido firmemente pela Shechinah, espiritualmente protegidos como Adão e Eva antes do pecado, vestido com um manto de luz e salvação. Elisha Ben Avuya pode ter tido a melhor de peles, mas ele estava nu – desprovido de salvação, espiritualmente frio, escuro e tremendo.

Vivendo como vivemos em um mundo após o pecado, devemos encontrar roupas de luz para cuidar de nossas almas vulneráveis. Precisamos ver o bem de D’us e sermos capazes de diferenciar entre o bem e o mal. Somos todos, em nosso próprio caminho, mensageiros de D’us, e não devemos sucumbir à confusão. Quando D’us nos envia em missão, Ele está sempre conosco. Nós teremos êxito se procurar e encontrar a luz, sentir seu calor e vamos então ser adornados com a roupa da salvação.

NOTAS

  1. Uma versão deste ensaio com as fontes hebraicas e notas de rodapé podem ser encontradas em http://arikahn.blogspot.com/
  2. Presumivelmente, este “conhecimento” foi provisionado em virtude de comer da “árvore do conhecimento do bem e do mal.”
  3. Enquanto o versículo parece inequívocado existem duas possibilidades: (1) só agora eles se tornaram conscientes de sua nudez, ou, alternativamente, (uma leitura reconhecidamente mais difícil) (2) só agora eles se tornaram nus, portanto, só que agora tornou-se ciente do fato .
  4. Talmud Brachot 40a.
  5. “Yemei Zikaron”, página 203 Traduzido do Yiddish por Moshe Krone. Aliner Biblioteca, Organização Sionista Mundial, Departamento de Torah Educação e Cultura na diáspora, Orot, Jerusalém, 1986.
  6. Veja os comentários do Ohr Hachaim Vayikra 19:26 sobre Orlah – uma lei que ensina que uma árvore deve ser deixada para os 3 primeiros anos após o plantio. Esta lei é resultado de Adão comer da árvore demasiado cedo; ele deveria ter esperado até sexta à noite e bebero vinho (assumindo, assim como o Zohar, que a Árvore do Conhecimento foi uvas). Esta é a explicação mística da passagem no Talmud que diz que Adão era Moshech Orlato: Adam nasceu fisicamente e espiritualmente perfeito e, portanto, nasceu circuncidado – mas ele puxou a pele para trás como se para “desfazer” a circuncisão. Esta é uma expressão física simbolizando Adão quebrando uma aliança com D’us. Após esta violação, Adam recebe “roupas de pele”. Da mesma forma, Eva foi amaldiçoada com dolorosa perda da virgindade – que também está relacionada ao que está sendo coberto com pele.
  7. Talvez pela cobra trocar de pele. Também encontrado no capítulo Pirki d’Rabi Eliezer 20, ver os comentários de Rekanati para Bereshit 03:21.
  8. A palavra hebraica “implorou” tem a conotação de rebelião.
  9. Veja Torah Temimah Bereshit 03:31.
  10. Rabbeinu Bachayeh Bereshit 03:21.
  11. Onde é claro Moshe não comeu ou bebeu – e atinge um estado semi-angelical. Veja Avot D’Rebi capítulo Natan 1.
  12. Apesar de o estado inequívoco da Torá texto a ser escrito com um ayin, um número surpreendentemente grande de comentadores citam o texto com um aleph. Eu não acho que esta é uma indicação de intriga textual ou dúvida, eu acho que isso pode ser atribuído à mente das pessoas brincando com elas, e por algum motivo eles se lembram – ou pensam que se lembram – o texto afirmando que brilhou rosto de Moshe ( como a luz).
  13. Quando Moshe desce da montanha não é a primeira vez que seu brilho é sugerido. Comentando as palavras “Quando ela viu que ele era uma criança boa” (Êxodo 2: 2) Rashi comenta: Ele estava bem: quando nasceu a casa cheia de luz. O fulgor de Moshe já está lá na infância.
  14. Comentários ver de Rashi Talmud Shabbat 88a SV UMoshe Yikach.
  15. Zohar, Bereshit, Seção 1, edição página 36b Soncino: R. Hiya diz, seus olhos se abriram para o mal do mundo, que não tinham conhecido até então. Em seguida, eles sabiam que estavam nus, uma vez que eles tinham perdido o brilho celestial que tinha anteriormente os envolvoa, e que estão agora separados. E coseram folhas de figueira. Eles se esforçaram para cobrir-se com as imagens (ilusórias) a partir da árvore da qual haviam comido, os chamandos “folhas da árvore”. E eles fizeram-se cintas. R. Jose disse: “Quando eles obtiveram conhecimento deste mundo e se apegaram a ela, eles observaram que ele era governado por essas” folhas da árvore “. Eles, portanto, procurou neles uma fortaleza neste mundo, e assim fez-se familiarizar com todos os tipos de artes mágicas, a fim de preparar-se com armas dessas folhas da árvore, com a finalidade de auto-protecção. R. Judá disse: “Desta forma três vieram para o julgamento e foram considerados culpados, e o mundo terrestre foi amaldiçoado e desalojado de sua propriedade por causa da contaminação da serpente, até que Israel estava diante do Monte Sinai. Depois D’us vestiu Adão e Eva com roupas reconfortantes de pele, como está escrito, ele os fez túnicas de peles (ou). No início, eles tinham casacos de luz (OR), o que lhes adquiridos ao serviço do mais Altíssimo dos Altíssimos, para os anjos celestes usados para chegar a desfrutar de que a luz; Assim também está escrito: “Porque fizeste dele, mas pouco menor que os anjos, e Coroas de glória e de honra” (Sl. VIII, 6). Agora, depois de seus pecados tinham apenas casacos de pele (OUR), bom para o corpo, mas não para a alma.
  16. Sefer Shnie Luchot HaBrit Pesachim Drush # 4.
  17. Sefer Liquitim Berishit capítulo 3.
  18. e. D’us – dizendo: “Haja luz”.
  19. É importante notar que a Mishná é compilada por Rebbi, ele usou principalmente as notas do Rabino Meir (o escriba ou anotador) das palestras do Rabino Akiva. Veja Sanhedrin 86a.
  20. Esta é uma reminiscência se a descrição na Torah de que Moshe viu as costas de Deus que, ironicamente, é uma das fontes oferecidas para brilho de Moshe. Midrash Rabá Êxodo 47: 6.
  21. Sefer Beer Mayim Chaim Bereshit capítulo 3.
  22. O Midrash compara Chanoch e Eliyahu – sobre especificamente o seu desaparecimento: Midrash Rabá – Genesis XXV: 1. E Enoque andou com Deus, e ele não estava; Porque D’us o levou (V, 24). … Alguns sectários perguntou R. Abbahu: ‘Nós não achamos que Enoch morreu?’ ‘Como assim?’ perguntou ele. “Tomar” é empregado aqui, e também em relação a Elias, disse que eles. ‘Se você enfatizar a palavra “tomar”, respondeu ele, “e depois” tomar “é empregado aqui, enquanto em Ezequiel é dito: Eis que tirarei de ti o desejo dos teus olhos’, etc. (Ez. XXlV , 16). R. Tanhuma observou: Ele respondeu-lhes bem. Uma matriarca perguntou R. Jose: “Nós não encontrar a morte declarou de Enoque? Disse que para ela: “Se ele disse, e Enoque andou com Deus …
  23. Ver Malachai Elyon Reuven Margoliot Mossad Harav Kook Jerusalém 1978 (terceira edição) página 154 nota 26.
  24. 2 Reis Capítulo 2:11 E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que, apareceu um carro de fogo, com cavalos de fogo, que os separaram tantoseparados; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
  25. Ver Talmud Bavli Sotah 13b.
  26. Ver Chagigah 15a. Espero voltar a esta alma torturada em uma data posterior.
  27. Chagigah 15b.
  28. Mal – v’ra contém as mesmas letras como a pele (pergaminho) ou, essa idéia é encontrada em Emek Hamelech portão 5 capítulo 42 e, posteriormente, nos escritos de Rav Zadok Hakohen de Lublin, Liquitie Halachot, e o Leshem.
  29. Ver Rashi Devarim 33: 2.
  30. Como fez seu professor Rabi Akiva, Brachot 60b-61a e seu professor (ver Brachot 22a) Nahum Ish Gamzu Taanit 21a.
  31. seção 31. Sefer Risisai Laila 53.
  32. Em um nível halachico, isso pode ser um desafio, e, portanto, somos informados de que a lei não foi estabelecida de acordo com o Rabino Meir.
  33. rabino Soloveitchik torna este ponto. Consulte “Yemei Zikaron” página 205.

People photo created by jcomp – www.freepik.com

Fonte: https://sinagogashaarei.org/roupas-de-luz-parashat-bereshit/#:~:text=Na%20Tor%C3%A1%20de%20R.,’OR%20%E2%80%93%20pele%20ou%20couro.